quarta-feira, 16 de abril de 2008

Oi!

TURMAS 375 e 385
STENCIL
Vamos para a sala de projeção, observar e analisar exemplos de pinturas feitas com diversas técnicas de pintura em stencil?
Na Pré-história o homem aplicava as tintas com ferramentas rudimentares, enchia a boca de tinta e soprava por osso oco ou canudo de madeira definindo diversas siluetas de mãos espalmadas nas paredes das cavernas, foi nesta época que se deu origem a duas técnicas a de pistolagem e a do stencil (estêncil), a segunda foi sem modernizando e segundo o site wikipédia: "Um estêncil (do inglês stencil) é um desenho ou ilustração que representa um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem, figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou em outros materiais. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre um sem-fim de superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.
Por extensão de sentido, um estêncil é também um tipo de folha de papel fino que serve de matriz para impressão por mimeógrafo
e a base da pintura serigráfica. Tanto na mimeografia, como na serigrafia, múltiplos estênceis são usados sobre a mesma superfície, produzindo imagens em mais de uma cor."
Forma de grafite

O estêncil é uma forma muito popular de grafite, visto que é uma técnica rápida e simples.
FONTES:
- Battistoni Filho, Duílio. PEQUENA HISTÓRIA DA ARTE. Campinas: Papirus, 1995.

Nenhum comentário: