sábado, 26 de abril de 2008

ENSINO RELIGIOSO

PROJETO

ARTE
CIDADANIA
CONSUMO
HISTÓRIA
MEIO AMBIENTE
NOVAS TECNOLOGIAS
RELIGIÃO E TRABALHO
"Dentre os inúmeros instrumentos de que dispõe a sociedade para alcançar tão elevado objetivo está à religião, pois somente quando se coloca a questão da transcendência, a que se denomina Deus, encontra a comunidade humana e cada uma das pessoas individualmente, respostas às perguntas fundamentais que todos se colocam diante da vida." (Catão, 1995).

JUSTIFICATIVA:
O objetivo do Ensino Religioso é ajudar o aluno a compreender como as diversas manifestações religiosas interferem na realidade humana, levando-a para além de seus limites, valorizando o pluralismo, a diferença e a diversidade cultural, reconhecendo o fenômeno religioso com base em experiências próprias de seu ambiente, despertando-o para as grandes questões existenciais e o papel das diversas manifestações religiosas em seus contextos socioculturais, visando uma sociedade baseada em valores como liberdade, respeito, justiça e paz
LEGISLAÇÃO: Parecer nº 754/2001

OBJETIVOS:
OBJETIVOS GERAIS DE ENSINO RELIGIOSO:
· Poporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando;
· subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado;
· analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
· facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
· refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
· possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE ENSINO RELIGIOSO:
· Reconhecer culturas e tradições religiosas: o fenômeno religioso à luz das ciências humanas e da filosofia.
· Analisar escrituras sagradas e/ou tradições orais: textos escritos ou orais que veiculam mensagens divinas, na compreensão da religião X.
· Identificar teologias: afirmações, conhecimentos e ensinamentos sobre Deus.
· Observar ritos: modos pelos quais, fiéis da religião X se relacionam com o sagrado.
· Valorizar a ética: como, em dado contexto religioso, as pessoas se relacionam consigo e com o Outro.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS:
· O conhecimento religioso e a escola
· O profissional de educação no Ensino Religioso
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DO ENSINO RELIGIOSO:
· Cultura e Transcendência
· Tradição religiosa e a construção da paz

INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMAS TRANSVERSAIS:

ARTE
· Contextualização, fundamentação histórica da Arte;
· Apreciação estética e análise de obras de arte;
· Fazer artístico, produção.

CIDADANIA
· O contexto sócio-econômico do aluno;
· Os direitos e deveres do cidadão;
· O papel da educação e da cultura na construção da cidadania.

CULTURA
· Cultura Afrobrasileira;
· Cultura dos portadores de necessidades especiais.

HISTÓRIA
· História da Arte mundial e nacional;
· A formação da Cultura dos povos.

MEIO AMBIENTE (REPENSAR – REDUZIR – REUTILIZAR – RECICLAR)

· Redução a quantidade de rejeito enviada ao aterro, aumentando sua vida útil;
· Uso racional dos recursos naturais;
· Diminuição o consumo de energia;
· Redução da poluição ambiental;
· Geração emprego e renda;
· Resgate a cidadania através da criação de associações e cooperativas.

NOVAS TECNOLOGIAS
· Utilização as novas Tecnologias como forma de mediação pedagógica;
· Uso da TV e do vídeo na sala de aula;
· Informática educação.

SAÚDE
· Defesa da vida;
· Sexualidade;
· Prevenção as drogas.

TRABALHO
· O trabalho como forma de inclusão social.

CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE:
ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS:
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
PÚBLICO ALVO: 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental / 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio
TURMAS: 374, 375, 384, 385, 311, 312, 313, 314, 321, 322, 323, 331, E 332
TURNO: Noite
FAIXA ETÁRIA: acima de 14 anos

Um comentário:

ansovanole disse...

professora é o anderson da turma 184.

eu quero le pedir uma coisinha só me ajuda pq eu preciso de nota,muito obrigado.