JUSTIFICATIVA:
O objetivo do Ensino Religioso é ajudar o aluno a compreender como as diversas manifestações religiosas interferem na realidade humana, levando-a para além de seus limites, valorizando o pluralismo, a diferença e a diversidade cultural, reconhecendo o fenômeno religioso com base em experiências próprias de seu ambiente, despertando-o para as grandes questões existenciais e o papel das diversas manifestações religiosas em seus contextos socioculturais, visando uma sociedade baseada em valores como liberdade, respeito, justiça e paz
OBJETIVOS:
OBJETIVOS GERAIS DE ENSINO RELIGIOSO:
· Poporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando;
· subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado;
· analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
· facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
· refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
· possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DE ENSINO RELIGIOSO:
· Reconhecer culturas e tradições religiosas: o fenômeno religioso à luz das ciências humanas e da filosofia.
· Analisar escrituras sagradas e/ou tradições orais: textos escritos ou orais que veiculam mensagens divinas, na compreensão da religião X.
· Identificar teologias: afirmações, conhecimentos e ensinamentos sobre Deus.
· Observar ritos: modos pelos quais, fiéis da religião X se relacionam com o sagrado.
· Valorizar a ética: como, em dado contexto religioso, as pessoas se relacionam consigo e com o Outro.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE CONTEÚDOS:
· O conhecimento religioso e a escola
· O profissional de educação no Ensino Religioso
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DO ENSINO RELIGIOSO:
· Cultura e Transcendência
· Tradição religiosa e a construção da paz
INTEGRAÇÃO COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E TEMAS TRANSVERSAIS:
ARTE
· Contextualização, fundamentação histórica da Arte;
· Apreciação estética e análise de obras de arte;
· Fazer artístico, produção.
CIDADANIA
· O contexto sócio-econômico do aluno;
· Os direitos e deveres do cidadão;
· O papel da educação e da cultura na construção da cidadania.
CULTURA
· Cultura Afrobrasileira;
· Cultura dos portadores de necessidades especiais.
HISTÓRIA
· História da Arte mundial e nacional;
· A formação da Cultura dos povos.
MEIO AMBIENTE (REPENSAR – REDUZIR – REUTILIZAR – RECICLAR)
· Redução a quantidade de rejeito enviada ao aterro, aumentando sua vida útil;
· Uso racional dos recursos naturais;
· Diminuição o consumo de energia;
· Redução da poluição ambiental;
· Geração emprego e renda;
· Resgate a cidadania através da criação de associações e cooperativas.
NOVAS TECNOLOGIAS
· Utilização as novas Tecnologias como forma de mediação pedagógica;
· Uso da TV e do vídeo na sala de aula;
· Informática educação.
SAÚDE
· Defesa da vida;
· Sexualidade;
· Prevenção as drogas.
TRABALHO
· O trabalho como forma de inclusão social.
CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE:
ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS:
COMPONENTE CURRICULAR: Ensino Religioso
PÚBLICO ALVO: 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental / 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio
TURMAS: 374, 375, 384, 385, 311, 312, 313, 314, 321, 322, 323, 331, E 332
TURNO: Noite
FAIXA ETÁRIA: acima de 14 anos
Um comentário:
professora é o anderson da turma 184.
eu quero le pedir uma coisinha só me ajuda pq eu preciso de nota,muito obrigado.
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